O projeto ERÊ AMBIENTAL desenvolve prática de educação socioambiental complementar com adolescentes e crianças de Comunidades, da Cidade do Rio de Janeiro, RJ, que participam, na condição de voluntárias, nas ações de limpeza da Praia do Flamengo da Baía de Guanabara, na Cidade do Rio de Janeiro, RJ.
Com isso, pretende-se despertar nelas o sentimento de amor e de correta ação em prol da Natureza, plantando, assim, a semente de amor por eles próprios, pela comunidade e pelo meio ambiente, assim como fortalecer essas comunidades na temática socioambiental e assegurar a sustentabilidade ambiental da Baía de Guanabara.
O projeto ERÊ AMBIENTAL tem respaldo na metodologia de vivência de identificação e reconhecimento das emoções e dos sentimentos por cada criança e adolescente, a partir da contação de história sobre tema socioambiental e, posteriormente, aprendizado de como lidar com estas emoções e sentimentos.
Para internalizar esta vivência, realiza-se prática de meditação para possibilitar o alcance do estado de presença, que é seguida de uma contação de história sobre tema socioambiental. Posteriormente, promove-se a ação de limpeza na Praia do Flamengo, a triagem dos resíduos coletados com a destinação final ambientalmente adequada e uma oficina de educação socioambiental a partir do material reciclado coletado. Eventualmente, realiza-se o sorteio de brindes ofertados pelos nossos patrocinadores e/ou parceiros.
Em desdobramento do projeto ERÊ AMBIENTAL, desenvolvemos o projeto ERÊ AMBIENTAL ESPECIAL, que também promove prática de educação socioambiental complementar com adolescentes e crianças, mas voltada para atender os alunos das redes públicas e particulares de ensino em todos os níveis de aprendizagem.
Da mesma forma, pretende-se despertar nesses alunos o sentimento de amor e de correta ação em prol da Natureza, plantando, assim, a semente de amor por eles próprios, pela comunidade e pelo meio ambiente, assim como possibilitar que sejam agentes multiplicadores para além da sala de aula.
O projeto ERÊ AMBIENTAL ESPECIAL também segue a metodologia de vivência de identificação e de reconhecimento das emoções e dos sentimentos pelos alunos a partir de contação de história sobre tema socioambiental, e, posteriormente, aprendizado de como lidar com estas emoções e sentimentos.
Para internalizar esta vivência, realiza-se prática de meditação para possibilitar o alcance do estado de presença, que é seguida de uma contação de história sobre tema socioambiental. Posteriormente, promove-se uma oficina de educação socioambiental a partir de material reciclado.
O atrativo para investir no projeto ERÊ AMBIENTAL é a possibilidade de os patrocinadores associarem as suas marcas às práticas de educação socioambiental complementar voltada para adultos, adolescentes e crianças, cujos resultados possibilitarão o que segue:
Os patrocinadores interessados em investir no projeto ERÊ AMBIENTAL receberão, após solicitação, uma proposta de cota de patrocínio para participação em dinheiro, tendo como contrapartida publicidade e outros benefícios.
© Instituição Fechando O Ciclo
2021
You cannot copy content of this page